Projeto Pedagógico

 

Uma escola com foco no projeto de vida

O Colégio Sinodal do Salvador objetiva promover a formação integral do estudante, pautada nos princípios da confessionalidade cristã luterana, para que ele possa definir, com autonomia, o seu projeto de vida e desenvolver as competências necessárias para ler, compreender e transformar o mundo.

Tal propósito parte da convicção de que o ser humano é de natureza complexa: é a um só tempo físico, biológico, psíquico, cultural, social, histórico e espiritual (MORIN, 2001). E todas suas dimensões passam por processo de desenvolvimento constante e são igualmente importantes em sua constituição.

Uma escola desafiadora

O Colégio adota um currículo diversificado, dinâmico e intenso, ofertando atividades variadas que desenvolvam talentos e potenciais.

Os componentes curriculares possuem carga horária elevada e estão conectados com as novas competências necessárias para a vida cidadã, acadêmica e profissional. Constantemente, a escola promove atividades de incentivo a pesquisa e a experimentação, buscando desenvolver a criatividade e a autoria.

A escola possui média 7,0, estimulando o aluno a buscar seu melhor desempenho para enfrentar os desafios de sua vida.

Uma escola acolhedora

O Colégio Sinodal do Salvador possui um ambiente acolhedor e afetivo. As famílias tem acesso à escola e os alunos são tratados pelo nome. A escola também possui diversas estratégias de acompanhamento individualizado para atender as particularidades dos alunos em seu desenvolvimento cognitivo e socioemocional.

Uma escola com respeito a diversidade

O Colégio pauta suas ações nos princípios cristãos, sem impôr valores, estabelecendo uma ética nas relações do aluno com o meio ambiente, com o outro e consigo mesmo. Promove o respeito à diversidade, por meio da convivência em harmonia com diferenças de raça, gênero, religião ou comportamento. A pluralidade de ideias também possui espaço e o aluno é estimulado a manifestar seu posicionamento sabendo ouvir e respeitando o contraditório.