Apresentação

O Colégio Sinodal do Salvador é uma escola de educação básica, comunitária, confessional e filantrópica localizada na Zona Norte de Porto Alegre. Atende crianças a partir dos 3 anos de idade e possui mais de 800 alunos da educação infantil ao ensino médio.

O colégio integra a Rede Sinodal de Educação e caracteriza-se por ser uma escola acolhedora e desafiadora. Possui um currículo dinâmico que promove a formação integral do alunos, desenvolvendo seus talentos e potenciais.


MISSÃO: Promover a formação integral do estudante, pautada nos princípios da confessionalidade cristã luterana, para que ele possa definir, com autonomia, o seu projeto de vida e desenvolver as competências necessárias para ler, compreender e transformar o mundo.

VISÃO: Ser escola comunitária que promova um ambiente de aprendizagem acolhedor e desafiador.


PRINCÍPIOS: Os princípios perpassam as atividades e as vivências no colégio e estão assim identificados:

  • AUTONOMIA – Busca permanente pelo desenvolvimento humano de forma integral, capacitando-o para solucionar os problemas e desafios que a vida lhe apresentar.
  • ÉTICA – Respeito à diversidade e à individualidade. Relações interpessoais fraternais em favor do bem comum.
  • CONHECIMENTO – Saberes para a promoção da autonomia e da liberdade como direito e compromisso. Capacitação e desenvolvimento humano.
  • BUSCA DA EXCELÊNCIA – Execução qualificada das ações buscando a melhoria contínua e a formação humana.
  • HUMILDADE – Autenticidade e respeito aos diferentes posicionamentos.
  • SOLIDARIEDADE – Tratamento com igualdade de importância a todos e intervenção fraterna nos conflitos.
  • ABERTURA AO NOVO – Criatividade e permanente disposição para incorporar o novo, evitando os modismos e imposições da sociedade.
  • REFERENCIAL LUTERANO – Manutenção de uma conduta e de uma prática pautadas nos fundamentos bíblicos e teológico-confessionais da IECLB.

Histórico


O Colégio Sinodal do Salvador é uma escola de educação básica instituída pela Comunidade Evangélica do Salvador em Porto Alegre e mantida pela Comunidade Evangélica de Porto Alegre –CEPA. É uma instituição comunitária, confessional e filantrópica. Sua gestão é realizada por um Conselho Escolar que reúne representantes da mantedora, de pais e professores. A escola integra a Rede Sinodal de Educação e adota a Política Educacional da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB. Na condição de filial da CEPA, possui Certificado de Entidade de Assistência Social.

A história do Colégio Sinodal do Salvador está entrelaçada com a história da, então denominada, Paróquia do Salvador. Iniciou suas atividades em 1º de abril de 1965, por iniciativa das senhoras da OASE – Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas, com um pequeno grupo de Jardim de Infância que ocupava a mesma casa de madeira que, aos finais de semana, era utilizada como templo.

As crianças e as turmas logo se multiplicaram e, em 1967, foi aprovado o Regimento da Escola Primária. A casa de madeira deu lugar a um prédio construído com recursos do exterior para a construção de um Centro Social. Inaugurado em 1968, o pequeno prédio acolhia a escola durante o dia, os cursos técnicos à noite e as atividades da Paróquia nos finais de semana. Em 1973, o Conselho Estadual de Educação reconheceu, oficialmente, a Escola Primária e, em 1975, foi autorizada a instalação da última série do, então, 1º grau.

Em 1980, a instituição recebeu a denominação de Escola do Salvador de Ensino Fundamental. Somente em 1998, com a abertura da primeira turma de Ensino Médio, passou a denominar-se Colégio Sinodal do Salvador.

A estrutura física do Centro Social foi ampliada, assim como novas salas foram edificadas em 1998 e em 2007, possibilitando também a organização de biblioteca, laboratórios e auditório. Em 2017, o Colégio passou a contabilizar oitocentas matrículas distribuídas em trinta turmas, da Educação Infantil ao Ensino Médio.