Ensino Fundamental 2

 

No Colégio Sinodal do Salvador os alunos possuem multidocência a partir do 5º ano do EF. Esta série é compreendida como um ano de transição entre os dois níveis do ensino fundamental. Por isso, a escola adota diversas estratégias para que a adaptação ocorra sem rupturas, auxiliando os alunos na conquista da autonomia necessária para enfrentar aos desafios do novo nível de ensino.

No Ensino Fundamental 2 o currículo é organizado por componentes curriculares, distribuídos em períodos de 45 minutos. Cada turno de aula possui dois intervalos (recreios) de 15 minutos, possibilitando uma pausa estratégica que favorece a concentração nas atividades educativas.

Pais e alunos também recebem acesso ao Portal Acadêmico GVCollege, através do qual conseguem visualizar o horário dos alunos, o agendamento das principais atividades avaliativas, os pareceres e boletins, facilitando o acompanhamento do desempenho acadêmico de cada estudante.

O Colégio também emite trimestralmente um Parecer Formativo. O parecer é constituído coletivamente pelos professores e fornece um feedback do desempenho do aluno antes do final do trimestre para que juntos, escola e família, possam auxiliar o estudante a superar eventuais dificuldades.


CURRÍCULO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2

Para o Ensino Fundamental 2 o colégio oferece a seguinte grade curricular:

ÁREA DO CONHECIMENTO

COMPONENTES CURRICULARES

CARGA HORÁRIA

(em horas/aula semanais)

CIÊNCIAS DA NATUREZA,MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Matemática 5 5 5 5 5
Ciências 3 3 3 3 3
Laboratório de Ciências 1 1 1 1 1

CIÊNCIAS HUMANAS

E SUAS TECNOLOGIAS

Ciências Humanas 4
História 2 2 2 2
Geografia 2 2 2 2
Ensino Religioso 1 1 1
Filosofia 1 1

LINGUAGENS, CÓDIGOS

E SUAS TECNOLOGIAS

Língua Portuguesa 5 5 5 5 5
Artes 2 2 2 2 2
Educação Física 2 2 2 2 2
Língua Inglesa 2 2 3 3 3
Língua Espanhola 2 2 2 2

PARTE DIVERSIFICADA

Educação Tecnológica 1 1 1 1 1
Carga horária para a série 26 28 29 29 29