UMA PROPOSTA DE ESCRITA INFORMATIVA E CRIATIVA
A educação um direito de todos os cidadãos, a base de uma vida futura pessoal e profissional, e, neste sentido, intrinsecamente relacionada ao aprendizado. A partir desta perspectiva, vislumbra-se, hoje, a necessidade de uma prática escolar cada vez mais voltada para a praticidade e para o universo do aluno, tão incluso no meio tecnológico. Por conseguinte, o pensar pedagógico precisa contemplar muitas das expectativas do público-alvo da educação escolar – o aluno – no intuito de promover-lhe a criticidade, o conhecimento e, consequentemente, a autonomia.
Em busca de recursos pedagógicos para atuar no campo das linguagens, em meio ao cenário de pandemia e afastamento social, foi necessário pensar em alternativas para promover um espaço para manifestação do pensamento crítico, bem como de compartilhamento dos conhecimentos trabalhados ao longo do segundo trimestre deste ano de 2020. Para tanto, vislumbrou-se na proposta pedagógica da criação de um jornal on-line a possibilidade de consolidar o fazer pedagógico.
O aluno, ao ler um jornal, depara-se com a própria realidade, observando os acertos e erros que a sociedade e o indivíduo cometem, uma vez que – neste veículo de comunicação – há a transposição de uma realidade que, muitas vezes, pode ser intangível para este educando. Nesse sentido, facilitar o acesso do aluno aos meios de comunicação – especificamente o jornal – é fazê-lo ficar frente a frente com o mundo e, à vista disso, perceber-se enquanto ser social.
A leitura e a produção de texto são de grande importância na vida dos indivíduos. Elas se constituem fontes inesgotáveis de prazer e interação, haja vista que as práticas da boa leitura e da produção de texto de qualidade propiciam uma melhor compreensão da realidade e produzem uma participação social mais efetiva. Daí a importância da leitura e da produção de texto, pois – sem esses meios de propagação do conhecimento e do processo de formação do leitor – não haverá compreensão crítica e consciente do universo alienante e dominador em que estamos inseridos.
Portanto, a proposta de criação de um jornal virtual com os alunos do nono ano do ensino fundamental do Colégio Sinodal do Salvador se deu em razão de uma demanda externa, mas que veio a possibilitar a conexão entre o conhecimento, o aprimoramento da arte de escrever e se comunicar, o relacionamento com realidades externas e o desenvolvimento do prazer de ler. Além disso, promoveu a criação de uma plataforma on-line de discussão e propagação da informação.
A partir dessa contextualização, é necessário contar que o trabalho desenvolvido pelas turmas 191 e 192 ao longo deste segundo trimestre foi exemplar: os alunos se viram motivados a escrever mediante a proposta de atividades de leitura – contextualizando as tipologias textuais características deste veículo de informação, tais como notícia, reportagem, artigo, editorial, resenha e outros – e produção textual – como pesquisa acerca de um tema de interesse, elaboração de uma pauta, produção de texto, reescritura e edição final, esta já na plataforma on-line.
O empenho com que as atividades foram desenvolvidas, bem como a qualidade das produções textuais revelam o protagonismo juvenil e, por conseguinte, a autonomia destes estudantes, que não mediram esforços para que esta plataforma estivesse, finalmente, no ar. É com muito orgulho que eu, Juliana Velho, professora de Língua Portuguesa, entrego a vocês, leitores deste veículo, o Jornal da 191 – A Notícia em Primeira Mão e Jornal da 192 – O Seu Canal de Informação.
Boa leitura!
Turma 191:
https://sites.google.com/salvador.org.br/jornalda191/in%C3%ADcio
Turma 192:
https://sites.google.com/salvador.org.br/jornalda192/in%C3%ADcio