AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A avaliação da aprendizagem é um processo contínuo, progressivo e cumulativo que ora diagnostica, ora sistematiza a aprendizagem, estabelecendo parâmetros que permitirão retomar ou avançar o processo de acordo com as necessidades e os progressos detectados.
As atividades e os instrumentos de avaliação são diversificados e integrados ao processo de aprendizagem. Acompanham a construção de conhecimentos, a elaboração de conceitos e o desenvolvimento de competências de acordo com o currículo proposto pelos componentes curriculares e as aprendizagens decorrentes de sua integração.
1 PARECER FORMATIVO
O Colégio emite um Parecer Formativo do estudante antes do final de cada trimestre, conforme datas divulgadas no calendário escolar. Este parecer será constituído em Conselho de Classe e objetiva apresentar um primeiro parâmetro de desempenho do aluno, identificando possíveis problemas e sugerindo encaminhamentos a respeito da aprendizagem, do comprometimento com os estudos e de aspectos sócio-pedagógicos.
2 PROCESSO AVALIATIVO
2.1 Educação Infantil
A avaliação na Educação Infantil constitui-se de registros variados das experiências e vivências da criança, sem finalidade de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.
A escola emitirá Parecer por Objetivos e Documentação Pedagógica como forma de
registro e comunicação das observações realizadas pelos professores durante as
experiências e vivências dos alunos.
2.2 Ensino Fundamental – séries iniciais
Do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental a avaliação de cada componente curricular é expressa em notas, na escala de zero (0,0) a dez (10,0), com uma casa após a vírgula.
Ao final de cada trimestre letivo a escola emite um Boletim Escolar informando a frequência e a nota obtida pelo aluno em cada componente curricular.
O Boletim Escolar do terceiro trimestre registra também uma Nota Final, que é composta pela soma das notas trimestrais de cada componente, dividida por três.
Nas quatro primeiras séries (1º aos 4º anos) também é emitido um Parecer formativo por habilidades identificando os progressos realizados no trimestre.
2.3 Ensino Fundamental – séries finais
Nas Séries Finais do Ensino Fundamental (6º aos 9º Anos) a avaliação é cumulativa e expressa em Notas, na escala de zero (0,0) a dez (10,0), com uma casa após a vírgula.
Ao final de cada trimestre letivo a escola emite um Boletim Escolar informando a frequência e a nota obtida pelo aluno nos componentes curriculares.
A expectativa de aprendizagem é de que o aluno obtenha nota igual ou superior a 7,0 no trimestre.
Cada trimestre possui peso diferenciado na constituição de uma Média Anual: peso dois para o primeiro trimestre, peso três para o segundo trimestre e peso quatro para o terceiro trimestre.
A Média Anual utiliza a seguinte fórmula de cálculo:
[(a x 2) + (b x 3) + (c x 4) ] /9
(a = nota do 1º trimestre b = nota do 2º trimestre c = nota do 3º trimestre)
3 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO
Acontecem contínua e simultaneamente ao período letivo, preferencialmente durante as atividades regulares, buscando a superação de dificuldades de aprendizagem e a efetivação do compromisso conjunto do aluno, do professor, da escola e da família, com a construção do conhecimento.
3.1 Prova de Recuperação Trimestral
A prova de recuperação trimestral ocorre antes do término do trimestre e tem por
objetivo oportunizar estudos de recuperação e/ou substituir as provas parciais perdidas durante o trimestre vigente. É um novo momento avaliativo para aqueles alunos que não alcançaram 70% da média nas avaliações anteriores. O resultado desta nova avaliação substitui a nota obtida em provas realizadas até então.