AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A avaliação da aprendizagem é um processo contínuo, progressivo e cumulativo que ora diagnostica, ora sistematiza a aprendizagem, estabelecendo parâmetros que permitirão retomar ou avançar o processo de acordo com as necessidades e os progressos detectados.
As atividades e os instrumentos de avaliação são diversificados e integrados ao processo de aprendizagem. Acompanham a construção de conhecimentos, a elaboração de conceitos e o desenvolvimento de competências de acordo com o currículo proposto pelos componentes curriculares e as aprendizagens decorrentes de sua integração.
1. PARECER FORMATIVO
O Colégio emite um Parecer Formativo do estudante antes do final de cada trimestre, conforme datas divulgadas no calendário escolar. Este parecer será constituído em Conselho de Classe e objetiva apresentar um primeiro parâmetro de desempenho do aluno, identificando possíveis problemas e sugerindo encaminhamentos a respeito da aprendizagem, do comprometimento com os estudos e de aspetos sócio-pedagógicos.
2. PROCESSO AVALIATIVO
A avaliação na Educação Infantil constitui-se de registros variados das experiências e vivências da criança, sem finalidade de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.
A escola emitirá Parecer por Objetivos e Documentação Pedagógica como forma de registro e comunicação das observações realizadas pelos professores durante as experiências e vivências dos alunos.
Nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental (1º a 4º Anos) o resultado trimestral é expresso na forma de Parecer por Objetivos e Nota Global, na escala de zero(0,0) a dez(10,0), com uma casa após a vírgula.
O Parecer do terceiro trimestre registra também uma Média Anual que é composta pela soma das Notas Trimestrais, dividida por três.
Nas Séries Finais do Ensino Fundamental (5º a 9º Anos) a avaliação é cumulativa e expressa em Notas, na escala de zero(0,0) a dez(10,0), com uma casa após a vírgula.
Ao final de cada trimestre letivo a escola emite um Boletim Escolar informando a frequência e a nota obtida pelo aluno nos componentes curriculares.
Cada trimestre possui peso diferenciado na constituição de uma Média Anual: peso dois para o primeiro trimestre, peso três para o segundo trimestre e peso quatro para o terceiro trimestre. A Média Anual utiliza a seguinte fórmula de cálculo:
[(a x 2) + (b x 3) + (c x 4) ] /9
(a = nota do 1º trimestre b = nota do 2º trimestre c = nota do 3º trimestre)
Nos componentes curriculares em que o aluno conquista desempenho igual ou superior a sete(7,0) na Média Anual, a Nota Final corresponde à mesma.
3.ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO
Acontecem contínua e simultaneamente ao período letivo, preferencialmente durante as atividades regulares, buscando a superação de dificuldades de aprendizagem e a efetivação do compromisso conjunto do aluno, do professor, da escola e da família, com a construção do conhecimento.
3.1 Prova de Recuperação Trimestral
A prova de recuperação trimestral ocorre antes do término do trimestre e tem por objetivo oportunizar estudos de recuperação e/ou substituir as provas parciais perdidas durante o trimestre vigente. É um novo momento avaliativo para aqueles alunos que não alcançaram 70% da média nas avaliações anteriores. O resultado desta nova avaliação substitui a nota obtida em provas realizadas até então.
3.2 Recuperação Extensiva
Consistem em novas ações de recuperação e oportunidade de avaliação para alunos que obtém Média Anual inferior a sete(7,0), apesar de todas as estratégias usadas através de orientações e de Estudos de Recuperação realizados no decorrer dos trimestres.
A Recuperação Extensiva é ofertada do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental para o aluno que permanece com média inferior a 7,0 após o 3º trimestre, em até dois componentes curriculares .
A Recuperação Extensiva (6º ao 9º ano) consiste em um período de estudos adicionais que encerram-se com uma nova avaliação realizada antes do início do ano letivo seguinte. É considerado aprovado no componente curricular o aluno que, após a realização da Recuperação Extensiva, obtém nota igual ou superior a 7,0(sete) na prova recuperação extensiva.