O isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19 suspendeu as aulas presenciais de cerca de milhões de alunos no Brasil e no mundo. É um momento crítico na história e, para superá-lo, será necessária a união de todos. Pais, professores, funcionários, e escolas precisam caminhar juntos em direção ao mesmo objetivo: minimizar o impacto da paralisação das aulas presenciais na escolarização dos estudantes.
Os profissionais do Colégio Sinodal do Salvador migraram em tempo recorde e de forma criativa das aulas presenciais para as aulas remotas com o propósito de que os alunos mantenham uma rotina de estudos, só que por meio de dispositivos digitais.
Neste momento, a educação também trabalha em prol da saúde coletiva e busca ser flexível ao contexto, para que nenhuma criança ou jovem tenha seu futuro comprometido. Vamos juntos vencer este desafio mundial.
a) Quem define a suspensão de aulas presenciais no Colégio Sinodal do Salvador?
O Colégio acompanha as publicações dos principais órgãos de saúde e educação e pauta todas suas decisões nas orientações exauridas do Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Conselho Estadual de Educação, SINEPE/RS e das autoridades governamentais. Para o enfrentamento da Covid-19 elaborou Plano de Contingência que estabelece estratégias para cada etapa da evolução da epidemia, no contexto da região metropolitana de Porto Alegre.
A escola suspendeu as aulas presenciais a partir do dia 18 de março, com base nas orientações do SINEPE e determinações do Decreto Municipal nº 20.499. O Período foi estendido até 30 de abril, a partir do Decreto nº 55.154 expedido pelo Governador do Estado do Rio Grande do Sul.
b) Quantos dias letivos de aulas presenciais foram perdidos?
Descontando os feriados previstos no calendário escolar e os cinco dias letivos que serão recuperados presencialmente, o total do período soma 24 dias letivos de suspensão das atividades presenciais.
Todavia, o cenário é totalmente imprevisível e não se pode descartar a prorrogação deste prazo de suspensão das atividades presenciais, nem a possibilidade de ser necessário novo período de suspensão no inverno, diante da incerteza de como será a propagação da epidemia na região.
c) Os Estudos Domiciliares serão validados como dias letivos? Como será feita a recuperação?
Sim. O Ministério da Educação – MEC¹ e o Conselho Estadual de Educação- CEED/RS² validaram os estudos domiciliares para o computo dos dias letivos e da carga horária anual obrigatória, mas é necessário garantir uma certa produção do aluno.
A escola utiliza algumas plataformas digitais que favorecem o envio de atividades (Portal do Aluno GVcollege) e possibilitam a realização de aulas remotas (Google Classrom). A produção apresentada pelos estudantes será utilizada para o registro de sua participação efetiva e para constituir parte das avaliações trimestrais.
Exceção será a Educação Infantil. Em função das especificidades de seu currículo, a escola fará a reposição presencial de algumas aulas presencialmente e as demais não serão registradas, possibilidade validada pela Medida Provisória 934⁴ que suspendeu a obrigatoriedade dos 200 dias letivos, flexibilizando o calendário escolar.
d) Quais plataformas e métodos a escola utiliza nos estudos domiciliares
Para cada nível de ensino a escola utiliza plataformas, métodos e recursos compatíveis com a idade dos alunos:
Educação Infantil: Blog da Turma. Diversos colaboradores gravaram atividades lúdicas para manter o vínculo e o contato com as crianças.
Ensino Fundamental 1 – Portal do aluno GVcollege. Diariamente as professoras postam atividades. Todas possuem um enunciado para que os pais consigam orientar seus filhos. Para o 1º ano, que exige a utilização de atividades impressas, a escola tem disponibilizado conjunto de impressões a cada quinzena, caso os pais não tenham impressora em casa podem retirar os materiais no colégio.
Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio – Portal do aluno GVcollege e Google Classroom. A partir do 5º ano do EF cada aluno possui uma conta gmail institucional que possibilita a participação e em salas virtuais de cada disciplina. Nestas salas, os professores postam atividades, realizam aulas remotas por videoconferência, respondem chat, e recebem retorno de tarefas postadas pelos alunos.
O Colégio também adquiriu licenças de um software para gravação e edição de videoaulas e disponibilizou aos professores. Esta ferramenta ainda está sendo treinada e explorada pelos professores.
e) Como posso acompanhar a produção de meu(s) filho(s)
A escola publicou tutoriais de acesso às plataformas em seu site: www.sinodalsalvador.org.br
Melhor opção é baixar o app do colégio em seu celular, pois ele notifica o usuário toda vez que a escola enviar um novo aviso. Em não recebendo retorno de alguma atividade que tenha prazo, os professores registrarão no Portal do Aluno GVcollege para a ciência da família.
f) Como fica a mensalidade escolar neste período?
As escolas particulares de educação básica definem uma anualidade que é dividida em doze parcelas para uma prestação de serviços educacionais em 200 dias letivos. Com os estudos domiciliares e a recuperação presencial de uma semana em julho, a escola cumprirá o programa e os dias letivos previstos, porém, utilizando também estratégias digitais.
A orientação dos órgãos de defesa do consumidor é a de que o pagamento das mensalidades escolares deva continuar sendo feito quando há continuidade do serviço contratado, como é possível conferir nesta em técnica enviada pela Secretaria Nacional do Consumidor a todos os Procons³.
A realização de estudos domiciliares é uma flexibilização metodológica, ocorrida em caráter excepcional, em função das medidas de enfrentamento da emergência na saúde pública. Não foi uma opção da instituição, mas uma adaptação diante da suspensão das aulas presenciais provocada por determinações legais como medida de preservação da vida.
g) O Colégio possui custos reduzidos com a escola fechada?
A escola permanece aberta, porém virtualmente. Cerca de 70% das despesas da instituição concentra-se na folha de pagamento e os professores estão todos cumprindo sua carga horária por teletrabalho, seja planejando, gravando, postando materiais, realizando aulas remotas ou avaliando as produções dos alunos. As demais despesas administrativas e pedagógicas da instituição (30%) são em sua maioria fixas. Registra-se redução com algumas despesas administrativas de funcionamento, como a conta de água, fotocópias, materiais de limpeza e vale transporte dos funcionários. Estas, reunidas, não representam mais do que 3% do total de custos da instituição. O Plano de Contas do Colégio é publicado anualmente junto com o Edital de Matrículas e fica à disposição das famílias para quem desejar conferir.
Em contrapartida, a escola também necessitou realizar investimentos na prevenção da disseminação do vírus no ambiente escolar (instalação de dispenser adicionais de álcool em gel, reinstalação de ventiladores em todas as salas de aula, aquisição de lixeiras com tampas, máscaras) e ferramentas para viabilizar os estudos domiciliares (aquisição de licenças de software).
O Colégio Sinodal do Salvador é uma escola comunitária e filantrópica e sua gestão é feita por um Conselho Escolar, grupo formado por voluntários e integrado por representantes da mantenedora, de professores e de pais, eleitos por seus pares. Todos os recursos obtidos através das anuidades são utilizados para fazer frente as despesas e o excedente anual revertido em investimentos que beneficiam a comunidade escolar, conforme prioridades definidas no seu Plano de Desenvolvimento Institucional, aprovado e monitorado pelo Conselho Escolar.
h) Como a escola pretende enfrentar este período de dificuldades financeiras das famílias?
O Conselho Escolar, ciente dos impactos econômicos produzidos pela pandemia, reafirmou a manutenção da política de equidade e abertura ao diálogo nas negociações financeiras, adotada há muitos anos pelo Colégio. A escola buscará compor alternativas de pagamento com as famílias que solicitarem, na proporção da dificuldade de cada uma e pelo tempo que necessitarem, mediante formalização do pedido e comprovação da perda de emprego ou renda.
A escola reafirma sua responsabilidade com cada um de seus 93 colaboradores, absolutamente empenhados em manter o compromisso de conduzir suas missões adiante. Em havendo redução significativa de seu fluxo de caixa, reavaliará os investimentos previstos, já que é a única redução viável.
Os impactos econômicos não terão percebidos somente nos meses de suspensão das aulas presenciais, mas em muitas atividades devem perdurar até o final do ano. Assim, a negociação individual se mostra mais recomendada.
2)Acesse: http://www.ceed.rs.gov.br/conteudo/23220/parecer-n%C2%BA-0001-2020
3)Acesse:https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/nota-t%C3%A9cnica-Senacon.pdf
4)Acesse: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Mpv/mpv934.htm