ELETIVAS COLÉGIO SINODAL DO SALVADOR

Os módulos eletivos passaram a integrar a oferta curricular dos Itinerários Formativos (LOGOS ou SAPIENS) do Novo Ensino Médio no Colégio Sinodal do Salvador. Caracterizam-se por um conjunto de atividades educativas que os estudantes podem escolher, conforme seu interesse, para ampliar aprendizagens a partir de quatro eixos estruturantes: Investigação Científica; Processos Criativos; Mediação e Intervenção Sociocultural e; Empreendedorismo.

Os módulos eletivos objetivam criar oportunidades para que os estudantes vivenciem experiências educativas profundamente associadas à realidade contemporânea, envolvendo-os em situações de aprendizagem que os permitam produzir conhecimentos, criar, intervir na realidade e empreender projetos. Portanto, é característica essencial das eletivas a articulação entre teoria e prática (Portaria MEC 1.432).

Cada módulo eletivo compreende 18 horas (12 encontros de 1h30 cada). Sua realização é certificada e a carga horária passa a integrar o currículo do aluno do NEM. O estudante possui 120 créditos para utilizar em módulos eletivos no decorrer do curso do Novo Ensino Médio.

A cada trimestre a escola apresenta um novo conjunto de módulos eletivos a serem cursados por alunos do NEM. Neste trimestre, serão ofertadas as eletivas de Fotografia, Astronomia, Libras e Núcleo de Estudos em Espanhol 2.

Astronomia

O módulo de Astronomia tem como objetivo apresentar o céu, os objetos celestes e seus movimentos aos estudantes. Reconhecer constelações e prever a posição do sol e dos planetas ao longo do ano. Discutir a teoria do Big Bang e a evolução do universo.

Professor responsável: Bruno Fonini

Início das aulas: 12/09/2022

Horário: segundas-feiras, das 16h30 às 18h

Libras

A disciplina de Língua Brasileira de Sinais ( Libras) tem como objetivo propiciar a aprendizagem da Libras aos alunos, levando-os a conhecer seus aspectos linguísticos, possibilitando assim uma formação didática inclusiva que permita aos alunos estabelecer uma comunicação básica por meio da língua de sinais com surdos.

Professora responsável: Rafaela Manera

Início das aulas: 13/09/2022

Horário: terças-feiras, das 13h30 às 15h

Fotografia

A disciplina de Fotografia Básica objetiva desenvolver o olhar fotográfico dos alunos, ampliar o repertório cultural, compreender os aspectos básicos de funcionamento de uma câmera fotográfica e, principalmente, colocar em prática a arte de escrever com a luz, ou seja, fotografar.

Professor responsável: Bruno Segatto

Início das aulas: 15/09/2022

Horário: quintas-feiras, das 14h às 15h30

Núcleo de Estudos em Espanhol 2

O Núcleo de Estudos em Língua Espanhola tem como objetivo desenvolver as 4 habilidades linguísticas nesta língua: leitura, escrita, audição e fala. Por este motivo, nossos encontros são dinâmicos, nos quais trabalhamos com diversos materiais audiovisuais advindos de diferentes países cuja língua oficial é o Espanhol. Além disso, por sermos um grupo pequeno, conseguimos dar ênfase ao desenvolvimento da fala de nossos discentes, pensando, sempre, em contextos reais de produção linguística.

*Alunos que não realizaram o Núcleo 1 de Estudos em Espanhol, devem fazer uma prova de nivelamento

Professora responsável: Michelle Oliveira

Início das aulas: 16/09/2022

Horário: sextas-feiras, das 13h30 às 15h

As inscrições devem ser feitas no link abaixo até dia 16/09:

https://forms.gle/tPVbS6uTQoRibchU7