Práticas Integradoras são ações pedagógicas que consideram o conhecimento uma unidade inserida num todo de maneira integrada. Sendo assim, entende-se a necessidade de propor uma formação integral do aluno como parte da estratégia de organização e contextualização do processo educativo a partir das competências e habilidades do Novo Ensino Médio. Com base nesta perspectiva, o Colégio Sinodal do Salvador, ciente de seu compromisso com o protagonismo juvenil e de sua perspectiva de educação para a vida, desenvolveu sua proposta de Práticas Integradoras para o ano de 2022.
À luz do cenário apresentado, neste último sábado, 30/04, os alunos da 1ª série do NEM foram convidados a apresentar seus projetos de iniciação científica para a comunidade escolar. Sob orientação das professoras Rose Augustin e Juliana Velho, titulares do módulo de Metodologia Científica nos Itinerários Logos e Sapiens, respectivamente, os alunos desenvolveram, ao longo de um trimestre, seu pensamento científico e propuseram projetos de pesquisa originais e de relevância científica.
Neste evento de práticas integradoras, os alunos submeteram seus trabalhos a uma banca composta pelos professores do Ensino Médio e contaram com a participação dos alunos das segunda e terceira séries do Ensino Médio como avaliadores de seus projetos, numa ação educativa que propiciou o diálogo entre os conhecimentos e a mediação de saberes, estando estes articulados com o meio social em que tais jovens estão inseridos.
Parabéns aos alunos pelos projetos!