Qual a motivação para a troca de material didático?
A partir de 2018 entrou em vigor a Base Nacional Curricular Comum – BNCC. O documento normativo apresenta um conjunto de habilidades e competências essenciais que as escolas devem desenvolver em cada etapa de ensino e área de conhecimento, estabelecendo um novo paradigma de currículo. Muitas coleções de materiais didáticos sofreram somente pequenas alterações. Sem reformular sua abordagem, os livros não contemplam a nova dinâmica de trabalho das escolas e pouco auxiliam o professor em seu planejamento.
O Colégio Sinodal do Salvador organiza seu currículo para proporcionar uma formação que contemple esse mundo dinâmico em acelerada transformação. Nos últimos anos tem reestruturado os ambientes e as abordagens metodológicas para atender essas novas demandas. Os recursos didáticos disponibilizados também são importantes para promover um currículo mais dinâmico. Por isso, a escola foi em busca de materiais e soluções que fossem mais flexíveis, personalizáveis e que também apresentassem maior diversidade de textos e atividades em um único capítulo.
O SAS ADAPT apresentou essas características. Conciliando livro físico de qualidade a uma plataforma com ampla diversidade de propostas, essa solução educacional possibilita que o professor estabeleça a melhor sequência didática, inclua materiais de sua autoria e diversifique as atividades propostas ampliando as formas de aprender.
Como é realizada a escolha de material didático no Colégio Sinodal do Salvador?
A Equipe Gestora do Colégio Sinodal do Salvador realizou ampla pesquisa entre os grupos editoriais que fornecem soluções educacionais no Brasil em busca de propostas que atendessem os princípios pedagógicos da instituição. Conversou com escolas parceiras das editoras selecionadas para avaliar a satisfação destas com a assessoria prestada e a qualidade dos materiais. Solicitou que os professores realizassem uma avaliação dos materiais selecionados a partir de uma lista de critérios. Após investir muitas horas em reuniões, chegou a uma definição de quais coleções e recursos melhor atendem a arquitetura curricular e a proposta metodológica da escola.
Porque não é possível adquirir o material didático do SAS em livrarias?
As editoras mudaram seu modelo de negócio e tornaram-se grandes grupos que oferecem uma diversidade de soluções educacionais. O livro passou a integrar um conjunto de recursos ofertados às escolas em forma de pacote de soluções integradas. Muitas editoras, inclusive, não fornecem mais o livro físico para diversas coleções.
Com o apoio de Plataformas Educacionais, os grupos editoriais passaram a comercializar o acesso ao conteúdo autoral produzido e não mais somente o produto (livro físico), tal como as plataformas de streaming o fazem com filmes, séries e músicas. Para proteger sua propriedade intelectual criaram o formato de assinatura. O livro físico representa apenas uma parcela de todos os recursos de aprendizagem disponíveis na plataforma.
O movimento não é isolado e todos os grandes grupos que produzem os materiais de melhor qualidade estão migrando para o modelo. Nesse novo formato, também não é mais possível que cada componente curricular adote livro de editoras distintas, já que as plataformas apresentam soluções completas e todos os livros de cada componente está embarcado na plataforma.
Como o estudante realizará o acesso à Plataforma?
Após cadastro que a escola realizará em sala de aula nas primeiras semanas o estudante poderá utilizar qualquer dispositivo com acesso à internet (smartphone, tablet, desktop, notebook) para ingressar na Plataforma.
Estudantes do Ensino Fundamental: Na escola os alunos do Ensino Fundamental utilizarão os Chromebook da instituição. A escola já possui 200 unidades de Chromebook em armários móveis que ficam à disposição dos professores para uso.
Estudantes do Ensino Médio: Essa etapa exige uso mais frequente da plataforma, pois os alunos que realiza maior quantidade de avaliações e simulados na própria plataforma, tornando imprescindível que cada aluno tenha o seu Chromebook.
O SAS preserva a essência das escolas, permitindo que cada parceria mantenha sua identidade única. Porém, com ferramentas caliosas e que ajudam os estudantes a evoluir constantemente, alcançando os melhores resultados ao longo do ano letivo