INFORME DO COE:

Protocolos em caso de Confirmação de COVID-19 em pessoa que esteve no ambiente escolar.

1. Diante da comunicação de que um aluno, professor ou funcionário testou reagente para COVID-19, como a escola procede?

A escola imediatamente suspende o grupo de contactantes* e informa a Central Escolas*, repassando dados de identificação e informações da pessoa contaminada (início dos sintomas, último dia que esteve na escola) Aguarda as orientações e determinações destas autoridades e procede conforme as determinações recebidas. Quando a pessoa que testou positivo esteve no ambiente escolar nos últimos dois dias antes do aparecimento dos sintomas, geralmente a orientação é de que todas as pessoas contactantes* realizem teste para detecção da COVID-19.

 2. Em caso de aluno com suspeita (sintomas gripais) da COVID-19, como a escola procede?

Se o aluno já estiver em sala de aula e iniciar com sintomas gripais, é afastado do contato com outras pessoas e a família é contatada e orientada a buscar atendimento médico. Só deve retornar às aulas mediante apresentação de atestado médico.

3. A escola comunica casos de COVID-19 para as famílias?

Todas as famílias dos alunos contactantes* de caso confirmado de COVID-19 recebem comunicado eletrônico com orientações de procedimentos.

4. Como a escola procede em caso de surto?

O surto é configurado pela verificação de contaminação interna entre pessoas que convivem em um mesmo ambiente. A Central Escolas* acompanha todas as notificações de casos positivos das escolas e quando há suspeita de contaminação interna notifica a Vigilância Epidemiológica que, por sua vez, contata e avalia a escola para determinar se há um surto. Cabe a esta autoridade sanitária estabelecer os procedimentos necessários para mitigar a cadeia de transmissão vírus.

5. Irmãos de alunos que tiveram turma com aulas presenciais suspensas podem comparecer as aulas presenciais enquanto investigam possível contágio?

Sim. Não há impedimento de sua presença à escola, desde que não apresentem nenhum sintoma gripal.

6. Meu filho testou positivo para COVID-19 no final de semana, como notifico a escola?

Repasse cópia do exame de detecção de COVID-19 do estudante para pedagogico@salvador.org.br informando o dia em que iniciou com os sintomas e o último dia que esteve presencialmente em aula.

7. Como posso obter mais informações sobre os procedimentos adotados pela escola?

Você pode ligar para nossa escola (fone 3340.5509) e também pode acessar as orientações contidas no próprio site da Prefeitura de Porto Alegre em: https://prefeitura.poa.br/coronavirus/volta-aulas

Glossário:

Contactantes: pessoas que estiveram no mesmo ambiente da pessoa contaminada por mais de uma hora nos dois dias que antecedem o início dos sintomas ou, nos casos assintomáticos, da confirmação do exame.

Central Escolas: A Secretaria de Saúde de Porto Alegre e a Secretaria de Educação criaram um canal de comunicação para atender e orientar as escolas de Porto Alegre. A escola informa todos os casos de COVID pelo Whatsapp desta central que passar a determinar e organiza a testagem de contatos na escola, bem como monitora todos os resultados.