Para organização das famílias e de nossos estudantes, divulgamos algumas Orientações e Normas de Convivência que são fundamentais para que possamos resguardar direitos e deveres de toda a comunidade escolar:

1.  POSTURA: O aluno deve assumir uma postura compatível com os objetivos que o trazem à Escola, zelando por uma convivência harmoniosa e de respeito com direção, professores, funcionários e colegas. O trabalho intelectual requer concentração, colaboração e espírito de grupo. Também cabe ao aluno zelar pelo ambiente de trabalho indispensável à aprendizagem.

2.  HORÁRIO: O aluno deve zelar pela assiduidade e pontualidade observando o horário de início de cada período. Ao atrasar-se, em qualquer período, deverá aguardar o próximo sinal. A referência é a presença do professor em sala de aula.

Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental:
            Manhã - das 7h 45min às 12h
            Tarde – das 13h 15min às 17h 30min
 
Séries Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio:
 
  MANHÃ TARDE  
07:30 – 08:15 13:15 – 14:00
08:15 – 09:00 14:00 – 14:45
Intervalo  Intervalo 
09:15 – 10:00 15:00 – 15:45
10:00 – 10:45 15:45 – 16:30
Intervalo  Intervalo 
11:00 – 11:45 16:45 – 17:30
11:45 – 12:30 17:30 – 18:15
 
A Escola possui dois intervalos em cada turno para que lanches, sucos e idas ao banheiro fiquem restritas a esses horários, salvo situações especiais.

3.  MATERIAL ESCOLAR: O aluno deve portar diariamente o material didático solicitado pelos professores para que não seja prejudicado no desenvolvimento das atividades programadas. São materiais de uso diário, comuns a todas as disciplinas:

- Lápis preto ou lapiseira; caneta azul ou preta; borracha; apontador;
- Régua 30cm; tesoura e cola;
- Agenda Escolar; bloco de folhas pautadas da escola (para trabalhos);
- Lápis de cor e canetas hidrocor (se EF) ou calculadora (se EM);

4.  UNIFORME: o uniforme é de uso obrigatório nas atividades do Colégio, incluídas aulas especiais em horários no contra-turno das aulas. Identifique nominalmente cada peça de uniforme que adquirir.

5.  CELULARES e DEMAIS APARELHOS ELETRÔNICOS:  Aparelhos celulares, iPod, megaplayer, máquina fotográfica,  ou jogos eletrônicos devem permanecer desligados durante as aulas. Objetos que não compõem a lista de material escolar são passíveis de recolhimento caso seu uso atrapalhe o desenvolvimento das aulas e sua devolução será feita aos responsáveis. A Escola não se responsabiliza por eventuais danos ou extravios em suas dependências.

6.  FALTAS EM DIA DE AVALIAÇÃO: O aluno que não puder comparecer a provas parciais e/ou trimestrais por motivo de força maior, deve apresentar justificativa por escrito e/ou atestado médico. Assim que retornar, deve combinar com a Coordenação Pedagógica e com o professor nova data para a realização da avaliação.

Caso o aluno não possa comparecer às provas por motivo particular (viagem, comemorações familiares) poderá combinar nova data mediante recolhimento de taxa junto à Tesouraria para ressarcir o professor na elaboração de nova prova.
As atividades de recuperação de avaliações ocorrerão no turno inverso. O não comparecimento nas datas pré-agendadas configurarão desistência do aluno.

7.  DEPENDÊNCIAS E SALAS ESPECIAIS: Todos devem zelar pela conservação e limpeza do patrimônio da Escola. Eventuais danos causados ao patrimônio deverão ser indenizados pelos responsáveis. A biblioteca e os laboratórios possuem normatização própria que regulamenta o acesso e a utilização dos recursos disponíveis.

8.  SEGURANÇA: A saída do aluno da escola em horários diferenciados da rotina semanal só será autorizada mediante solicitação por escrito do responsável na agenda.

9.  AGRESSÕES: Dificuldades de relacionamento são compreensíveis na convivência de adolescentes e crianças, mas as agressões físicas ou morais são absolutamente inadmissíveis e implicam em medidas disciplinares como advertência e/ou suspensão.

10. CANAIS DE COMUNICAÇÃO ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

    - BILHETES – As alterações de rotina e os eventos promovidos pela escola são divulgados através de bilhetes que o aluno deve colar na agenda e apresentar aos pais.
    - REUNIÕES DE ATENDIMENTO A PAIS – Mensalmente os professores encontram-se à disposição dos pais para atendimento individualizado, conforme datas estabelecidas no calendário escolar. Para otimizarmos nosso atendimento, solicitamos que na véspera os pais agendem seu horário na secretaria da Escola.
    - EQUIPE DIRETIVA – Os serviços de Coordenação Pedagógica, Orientação Educacional e a Direção acompanham o desenvolvimento sócio-pedagógico dos alunos e estão à disposição de pais e professores para interferir positivamente quando alguma dificuldade se apresentar.  O agendamento prévio de horário otimiza nosso atendimento.
    - ASDEPAES – A Associação de Pais de Alunos do Colégio possui canal permanente com a Equipe Diretiva da Escola e reúne-se bimensalmente para tratar de diversos assuntos. Todos os pais estão convidados a participar.