O Colégio Sinodal do Salvador adota o Regime de Progressão Parcial na última série do Ensino Fundamental e nos dois primeiros anos do Ensino Médio, o que garante ao aluno prosseguir seus estudos na série subsequente quando, após realizar a Recuperação Extensiva, sua Nota Final ainda for insuficiente em até um componente curricular.

O aluno do terceiro ano do Ensino Médio igualmente poderá utilizar-se deste processo, cabendo-lhe optar por cursar a Progressão Parcial, sem necessidade de repetir todos os demais componentes curriculares.

A opção pela Progressão Parcial está condicionada à realização das avaliações de Recuperação Extensiva. É considerado aprovado o aluno que obtém média igual ou superior a 7,0 (sete) ao final do período das aulas.

O responsável legal pelo aluno deve manifestar interesse em usufruir deste processo através de contrato firmado com esta instituição de ensino, assumindo o ônus financeiro do mesmo. As aulas ocorrem regularmente em horários especiais durante o primeiro semestre letivo, sendo obrigatória a renovação da matrícula no segundo semestre letivo caso o aluno não revelar desempenho satisfatório durante o primeiro período de estudos adicionais.