Consistem em novas ações de recuperação e oportunidade de avaliação para alunos que obtém Média Anual inferior a sete(7,0), apesar de todas as estratégias usadas através de orientações e de Estudos de Recuperação realizados no decorrer dos trimestres.

O Exame Anual consiste em uma nova avaliação ofertada aos alunos do Ensino Médio e das Séries Finais do Ensino Fundamental em todos os componentes curriculares nos quais seu desempenho ainda esteja insatisfatório. Esta nova nota pode ser composta por até três novas avaliações que ocorrem, respectivamente, após a finalização de cada trimestre.

É considerado aprovado no componente curricular o aluno que, após a realização do Exame Anual, obtém média igual ou superior a 7,0(sete), mediante aplicação da seguinte fórmula de cálculo:

Nota Final: Média Anual + Exame Anual

                2

A Recuperação Extensiva consiste em um período de estudos adicionais que encerram-se com uma nova avaliação realizada antes do início do ano letivo seguinte. É considerado aprovado no componente curricular o aluno que, após a realização da Recuperação Extensiva, obtém média igual ou superior a 7,0(sete), mediante aplicação da seguinte fórmula de cálculo:

Nota Final: Média após Exame Anual + Recuperação Extensiva

          2

A Recuperação Extensiva é ofertada a partir da 6ª série do Ensino Fundamental até o 3º Ano do Ensino Médio para o aluno que, após os Exames Anuais, permanece com média inferior a 7,0 em até dois componentes curriculares.